terça-feira, 12 de abril de 2016

Puliticamente kurreto.

O puliticamente kurreto é o novo ramo da gramática que consiste em inventar palavras, à custa da composição de palavras com adição de prefixos e/ou sufixos ou importação de estrangeirismos com o objectivo de banir e/ou ilegalizar os termos próprios da linguagem que são considerados ofensivos ou impróprios para utilização nos meios catedráticos (leia-se do poder).
A expressão puliticamente kurreto significa exactamente que se encontra correcta para efeitos e nos meios do poder, embora ortográficamente se encontre profundamente incorrecta.
A figura de estilo mais largamente utilizada no âmbito do puliticamente kurreto é uma figura que também é exlusiva deste ramo da gramática, uma vez que nem sequer figura nos manuais e pode ser definida como o antónimo do pleonasmo.
Se o pleonasmo é uma sobreposição de termos que significam uma e a mesma coisa, e que também é usada e até abusada no puliticamente kurreto, como por exemplo em heterossexual, o antónimo do pleonasmo não existe na gramática corrente mas é a principal figura de estilo na construção (leia-se invenção) dos termos puliticamente kurretos. Esse antónimo tem tanta importância no puliticamente kurreto que merece um nome, que será a contradição ou construção de um termo contendo uma palavra e o seu contrário, como para usar o mesmo exemplo será o homossexual.
A contradição não existe na gramática convencional porque se considera absurda a operação de juntar na mesma palavra um termo e o seu contrário, mas como o puliticamente kurreto é precisamente o reino do absurdo, não pode de maneira nenhuma prescindir desta figura de estilo.
Não se pode esquecer que a construção de figuras de estilo, ou seja a introdução de novos termos, por mais absurdos que sejam é uma necessidade do puliticamente kurreto como do pão para a boca.
É por isso que o puliticamente kurreto é apresentado como um enriquecimento da linguagem, com a introdução de novas regras gramaticais que são viabilizadas pela imposição do chamado acordo ortográfico.
Este artigo será actualizado com a criação de um vocabulário que há-de conter os termos que se consideram pertencentes a este novo ramo da gramática.
É claro que para isso estou a contar com a colaboração dos estimados leitores, mas cada um poderá sempre fazer a sua própria compilação dos termos que considera puliticamente kurretos.
Tenho aqui um texto sobre as origens do pulitikamente kurreto. Pelos vistos não sou o primeiro a interessar-se sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário